Top
inteligencia artificial area de vendas
CRM

Como extrair o máximo de potencial da Inteligência Artificial na área de vendas

A Transformação Digital já é uma realidade e vem acontecendo de forma rápida e em grande escala. Esse conceito do uso da inteligência artificial e tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance das ofertas e garantir melhores resultados, vem para atender o novo perfil de consumidores que deseja experiências cada vez mais personalizadas, um tempo de resposta quase imediato para suas insatisfações e novidades a todo momento.

A partir dessas mudanças de mercado e na estrutura das organizações, cada vez mais tem sido necessário implementar a Inteligência Artificial no dia a dia das empresas, viabilizando sua competitividade no mercado.

 

Para você que está se perguntando o porquê é necessário realizar essa implementação a resposta é simples: a Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que pode ser automatizada, segue um conjunto de regras determinada pelo administrador do sistema e possui capacidade de aprendizado, simulando a inteligência humana. Através do Machine Learning as máquinas conseguem reconhecer padrões e dados, possibilitando a previsão de resultados e, além de fornecer informações muito mais precisas sobre o seu cliente, também diminui o seu tempo de resposta.

 

O uso de inteligência artificial no CRM já existe e contribui de maneira significativa no processo de vendas.

 

Uma das formas mais primárias de utilizar a inteligência artificial nas vendas é analisando estatisticamente os dados e personalizando as ofertas de produtos ou serviços. O CRM é uma ferramenta que gera um grande banco de dados e, ao aplicar a tecnologia para realizar o perfilamento e score dos clientes, o vendedor consegue engajar os consumidores e priorizar aqueles que apresentam real possibilidade de fechamento.

 

Avançando um pouco mais nas possibilidades que a inteligência artificial proporciona, existe o processamento de áudio em que todas as palavras ditas pelo vendedor e pelo lead são analisadas pelo sistema e é possível extrair um relatório de quais palavras são mais eficientes para converter o prospect em cliente final.

 

Além de personalizar o serviço de atendimento pela quantidade de informações disponíveis no sistema, antecipar oportunidades de venda através do perfil de compra do cliente, distribuir os clientes de maneira igualitária e otimizada, e automatizar sua base de leads, é possível ir mais a fundo na capacidade da inteligência artificial utilizando seus insights para para realizar iniciativas de marketing e até identificar oportunidades de expansão de mercado, reconhecendo os locais com maior potencial de receita.

 

Um dos diferenciais do CRM é a modalidade de gamificação que pode alavancar ainda mais as vendas e, junto com a inteligência artificial, dá a opção de executar treinamentos interativos para toda a equipe.

 

Essas abordagens podem gerar um grande impacto na vendas e aumento da receita com um esforço médio que está longe de ser impossível até para as pequenas empresas, com uma boa estratégia de implementação dessas novas tecnologias, sua empresa fomenta novas abordagens e seus vendedores podem focar no contato humano, resolução de dúvidas e, principalmente, nas vendas.

Sem comentários

Desculpe, não é possível comentar nesse post.

Informações por e-mail
Preencha o formulário abaixo e aguarde que nossos especialistas entrarão em contato:
Os campos marcados com um * são obrigatórios
Ligamos para você
Informe seus dados de contato, escolha uma data e um de nossos especialistas ligará para você.
Os campos marcados com um * são obrigatórios